Entre as propostas de Javier Milei para a economia da Argentina está a ‘dolarização’ do país. Milei quer substituir o peso argentino pelo dólar americano como moeda comum no dia a dia da população. Isso implica em acabar com as diversas divisas cambiais da Argentina, que ficou famosa pelos 17 tipos de dólar usados no país para shows ou turismo.
De acordo com Milei, a moeda local seria mais fraca do que o dólar, o que motivaria argentinos a terem mais poder de compra local.
No início de outubro, Milei repercutiu uma reportagem do “Estadão” que sugeriu o suposto envolvimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na votação de uma operação do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) para liberar um empréstimo de US$ 1 bilhão à Argentina, supostamente para prejudicar a candidatura de Milei.
O libertário chamou Lula de “comunista nervoso”, acusando o petista de agir contra sua candidatura. “A casta vermelha treme. Muitos comunistas nervosos agindo diretamente contra mim e meu espaço”, .